Capítulo 4
O capitalismo e a sociedade de consumo
Página 39As inovações tecnológicas atraem de certa forma o aumento de consumidores o que leva ao aumento crescente da produção. Com muitos produtos e um número elevado de compras há um acumulo de capital, o qual permite os avanços tecnológicos.
Página 40
Consumismo = A compra exagerada de produtos que não são essenciais como celular, computador...dentre outros.
Umas das motivações para essa compra exagerada é as propagandas, o crediário e o estimulo das vitrines.
Problema = Cada vez mais, as empresas têm colocado produtos mais avançados, levando a sociedade a trocar o “antigo produto” pelo novo em pouco tempo.
Problema = O consumismo gera uma troca de produtos cada vez maior. O que leva a utilização, de cada vez mais, da matéria-prima e com a alta demanda dos produtos, o consumismo acaba acelerando o ritmo de degradação em todo planeta.
Texto: Apelos ao consumo
De acordo com o texto, as pessoas acabam comprando exageradamente devido a necessidade de mostrarem que são vitoriosas, bem-sucedidas e felizes.
A autora finaliza seu texto dizendo que consumir não é algo de errado mas, quando isso vira o controle de nossa vida já é algo perigoso. Pois mexe com nossos valores que passam a estar ligados com a roupa que vestimos e o carro que andamos.
Página 41
Com o aumento da sociedade de consumo, as empresas começaram a produzir mais, e isso levou uma busca de maior quantidade no meio ambiente por matérias-primas.
Tudo isso, gerou modificações nas paisagens terrestre. Por exemplo, poluição de rios, queima de florestas e cidades sob uma densa camada de fumaça. É importante lembrar que várias fontes energéticas já mostraram que não são infinitos.
Tudo isso, nos mostra a incorreta forma de se explorar o meio ambiente que o ser humano usa.
Texto: E-lixo, lixo eletrônico
No texto, fala sobre o destino dos celulares e como todos os outros eletrônicos após serem trocados em tão pouco tempo. E com a destinação incorreta para os aterros em céu aberto, esses equipamentos soltam substâncias toxicas. Essas substâncias acabam decompondo-se e entrando no solo, onde acabam tendo contato com mananciais. E além, de outros eletrônicos que demoram séculos para se decompor.
Página 42
A exploração desenfreada levará daqui a alguns anos a inexistência de alguns recursos usado por nós. Por exemplo, o petróleo que se esgotado levara a paralisação de muitas empresas e grande parte dos carros.
Por isso, hoje, já é pensado possíveis fontes alternativas de energia....Por exemplo:
Hidrelétrica
Energia Solar
Lixo
Energia Eólica
Álcool
Página 43
Porém, o consumo e a poluição, na maioria, são causadas pelos países mais ricos devido a sua elevada renda per capita que possibilita maior consumo. Já, no outro extremo, temos uma parte população que não tem nem mesmo acesso para o consumo do básico.
De acordo com o livro: Geografia, Espaço e Vivência (nova edição) 9º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário